quinta-feira, 22 de março de 2012

TGV Sim, Não Talvez.....

As últimas noticias do TGV tem sido inúmeras, avanços, recuos, reavaliações, ninguém sabe bem o que se vai passar nos próximos anos, o que é certo é que dinheiro público tem sido gasto em todo esse processo que não tem fim à vista, o que agrava a situação financeira dos país. Está na hora de definições concretas e passagem ao real.

Foi decidido pelo Governo Português o cancelamento do projecto "TGV", no entanto no dia de hoje vem noticiado que já existe acordo entre a Comunidade Europeia e o Governo Português para uma ligação um pouco mais lenta que a Alta Velocidade, é de bom agrado que vimos uma luz ao fundo do tunel, e existe a prespectiva de não deixarem o interior esquecido.

Não sendo um especialista em questões técnicas da alta velocidade, relacionando custo beneficio, creio na minha modesta opinião, que a velocidade pretendida agora no acordo alcançado entre Governo e UE é bastante razoável e competitiva com o meio aéreo, agora basta saber se o custo das viagens nos dias de hoje conseguem concorrer com o Low Cost das companhias aéreas.

É com bom agrado, que voltamos a ver prespectivas de grandes investimentos na nossa zona de abrangência, mesmo que sejam até 2030, é sinal que podemos sonhar.

Parece que a questão das mercadorias ainda continua em cima da mesa, esperemos que o investimento chegue a bom porto e proporcione um desenvolvimento geoestratégico na Eurocidade, melhorando as capacidades de mobilidade das empresas existentes e a captação de futuros investimentos que proporcionem o crescimento económico da região.

É necessário forçar o poder politico a não deixar os investimentos estratégicos fora do nosso alcance.

Eurocidade o futuro da nossa região.


NP

Sem comentários:

Enviar um comentário