quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Futurista??... Homem com visão??

Estávamos no longínquo ano de 1970, uma época saudosa para alguns, época horrenda para outros, e na Eurocidade Badajoz/Elvas existe um senhor D. Manuel Martin Lobo, Engenheiro de Montes, Jornalista e esperto em desenvolvimento regional e ordenação do território, que nesse mesmo ano deu inicio ao “Pólo de Desarollo de Badajoz Elvas”.

Pólo esse baseado no terceiro protocolo adicional do Pacto Ibérico, onde dizia expressamente “Los Gobiernos español y portugués, animados por el común deseo de intensificar las relaciones económicas de los dos países, y teniendo en cuenta la actual evolución hacia la organización de grandes espacios económicos, acuerdan estudiar los medios y las fórmulas institucionales para una más estrecha colaboración con vistas a un desarrollo equilibrado, cordinado y armónico de las dos economías”.


Neste protocolo existia uma série de actuações económicas, comerciais, cientificas, técnicas e culturais, que trariam às cidades envolvidas desenvolvimento económico.


Passados 40 anos e o senhor D Manuel Martin Lobo com 84/85 anos, continua com a sua vivacidade defendendo um projecto de cooperação transfronteiriça.


No meu entender devemos todos defender um projecto conjunto entre as duas cidades Badajoz e Elvas, não nos moldes do Polo de 1970, mas talvés numa nova prespectiva baseada na forma juridica de Eurocidade defendida por Luis Fernando de La Macorra y Cano.


Com as posibilidades de cooperação que a CE nos proporciona, devemos chegar à conclusão que estamos a perder fundos indespensáveis ao crescimento económico e social da Eurocidade.


Vamos lutar pela Eurocidade Badajoz/Elvas!!!

1 comentário:

  1. Força Nelson, vamos trabalhar por Elvas e Badajoz!
    A proximidade de Espanha já faz de nós a "inveja" de Portugal!

    ResponderEliminar