quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eurocidade Elvas/Badajoz uma realidade!!!!

Elvas e Badajoz, duas cidades unidas pela história, pela cultura e pela proximidade, onde homens e mulheres se tratam como irmãos.

A constituição da Eurocidade Elvas/Badajoz é um desafio que deve ser alcançado o mais breve possível, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da nossa região.

A Eurocidade é um termo que se designa por Agrupamento Europeu de cooperação Territorial (AECT), e foi publicado em 31/07/2006, no Jornal Oficial da EU, através do Regulamento n.º 1082/2006 do Parlamento Europeu.

Tem no seu conteúdo como um dos principais objectivos a eliminação de obstáculos a uma cooperação territorial, reforçando a coesão económica e social das regiões.

Se nos dias de hoje já existe cooperação ao nível da saúde, com a prestação de serviços médicos no outro lado da raia, cooperação ao nível da educação (UNEX/IPP), realização de eventos desportivos em conjunto, realização de actos culturais…..etc.

Desta forma, podemos afirmar se a cooperação existe, porque não oficializa-la com a constituição da Eurocidade Elvas/Badajoz, e alargar a cooperação transfronteiriça a todas as áreas possíveis.

Com o recente anúncio da construção do TGV e Plataforma Logística, que beneficiará as duas localidades, está lançada a oportunidade de favorecer e incrementar as relações de cooperação transfronteiriça, de forma, a incrementar as relações comerciais e captar novos investimentos, nas zonas de ligação da fronteira, visto ser uma localização privilegiada, estando no centro logístico da Península Ibérica e no eixo das duas grandes capitais Lisboa e Madrid.

Contando, com uma aliança estratégica entre as duas cidades, podemos dizer que estamos perante um desenvolvimento sócio económico de grande escala.

Sendo novato nesta matéria, já que só agora iniciei o meu estudo e investigação no tema da Eurocidade, achei que este local seria o sítio ideal para dar a conhecer a minha opinião, e a de outras pessoas sobre o tema em questão.

Já agora, pedir a todos os visitantes que percam mais um segundo e respondam à pergunta que se encontra no blog.

Vamos todos lutar pela criação da Eurocidade Elvas/Badajoz!!!

1 comentário:

  1. Enhorabuena Nelson, por esta iniciativa, veo que tu paso por la Universidad de Extremadura ha hecho que veas la puerta que abre el apoyo transfronterizo entre las Eurociudades, o Euroregiones, qu en mi lugar apuesto más por estas últimas ya que desde mi perspectiva abre más posibilidades de desarrollo.
    Aún así me parece muy positivo que desde tu iniciativa hayas apostado por este foro para aportar ideas e iniciativas para aunar nuestros futuros

    ResponderEliminar